REALCES

blog

Amarelo-fogo

Amarelo-fogo… Anfíbios… São só estas palavras e quem conhece a maior parte dos anfíbios que ocorrem em território nacional, facilmente reconhecerá a espécie retratada hoje. Tem aliás vários nomes comum que exibem essas palavras: salamandra-de-fogo, salamandra-comum ou salamandra-de-pintas-amarelas.

Das espécies mais comuns e com uma distribuição mais ampla pelo país, são muitas vezes olhadas com desdém… Cada indivíduo tem um padrão único de manchas que, à semelhança das nossas impressões digitais, permitem identificar cada indivíduo.

Gosto especialmente de fotografar anfíbios nestes fundos brancos, mas quando se trata de uma espécie com cores tão vibrantes e que contrastam tanto com o fundo, ganha ainda maior destaque. Para além disso, no presente caso julgo que evidencia ainda mais o padrão, sendo ainda possível ver junto à cabeça e na zona dorsal os orifícios por onde expelem, quando ameaçadas , a samandrina, uma substância alcalóide que provoca convulsões musculares e uma elevada pressão sanguínea num possível predador.

Animais fantásticos… uma vez mais!

Hugo de Sousa

Projecto Realces