REALCES

blog

Dinâmicas

Costa... Escarpa... Rochedos… Areia…

Oceano… Mar… Maré… Água…

As diferenças são evidentes, entre um elemento “puramente” estático contra outro por vezes “excessivamente” dinâmico. Não necessitamos de um observação muito profunda para nos darmos conta deste assunto. Contudo, e após várias incursões a este maravilhoso local, olho-o de outra forma e apesar do foco principal serem as Cegonhas Brancas que por aqui nidificam, o gosto pelas aves no geral sobressai e mais uma vez as diferenças de “dinâmica” evidenciam-se…

Apesar da agitação e do voo frenético do Pombo-das-Rochas (Columba livia) muitas vezes é predado sem dar conta graças à velocidade e capacidade furtiva da ave mais rápida do mundo, o Falcão Peregrino (Falco peregrinus).

A persistência do movimento das marés com a ondulação a fustigar as rochas cria erosão e molda a costa, comparo essa persistência e a diferença de “velocidade” ou inércia com a capacidade de caça dos Falcões Peregrinos e os seus voos picados, caso falhem o primeiro, terão de haver muitos mais… dai depende a sua subsistência e a da sua prole.

Jacinto Policarpo

Projecto Realces