REALCES

blog

Fim do Verão

O verão chega ao fim. Um período de grande actividade chega ao fim e fecha-se mais um ciclo. Numa pequena poça de água que resta da Ribeira do Caia, um bando numeroso de garças aproveita o baixio para apanhar uma refeição fácil. Com peixe abundante que se confina ao resto de água que lhe sobra, a concentração de garças é evidente. A Garça-real é a principal “cliente” deste banquete mas a Garça-branca-grande e a Garça-branca-pequena também não perdem a oportunidade.

out2019 4.jpg

Com a seca extrema, as manchas de água disponíveis na região são cada vez mais escassas e há que aproveitar estas zonas de alimentação. Um pouco mais a sul, a Albufeira do Caia regista uma quota de 15 % de armazenamento de água mas esta preocupação não coíbe os proprietários os terrenos a sul da Albufeira a aumentar a mancha de Olival e Amendoal intensivo e superintensivo. Esta realidade prolonga-se Às margens do Guadiana onde encontro outra das garças que se prepara para migrar - a Garça-imperial.

Out2019 2.jpg

Refugiada na vegetação das margens, esta Garça prepara uma viagem de muitos milhares de quilómetros até à África tropical onde passará os próximos meses para regressar em Março e voltar a nidificar.

out2019 3.jpg

Os adultos são os primeiros a partir, enquanto os juvenis permanecem mais tempo, fortalecendo-se e ganhando a “confiança” necessária para abandonar o local onde nasceram meses antes. Chegando a outubro, a mudança da temperatura dá o sinal de que precisam para iniciar a sua viagem.

out2019 6.jpg
Projecto Realces