REALCES

blog

Gigante dos nossos céus

Percorro os últimos metros antes de chegar ao cume rochoso de uma das vertentes viradas a este da Serra de São Mamede. Por cima da minha cabeça, a uma centena de metros,  voa em círculos um dos “monstros” da nossa avifauna - o Grifo.  

 

Durante os últimos meses procurei locais adequados para fotografar esta espécie perto de casa e percebi que, felizmente, alguns núcleos populacionais apareceram em lugares que até então não estava registada a sua ocorrência. A espécie distribui-se no nosso país por algumas áreas bem delimitadas como o Douro Internacional, Tejo Internacional, Barrancos e a “minha” Serra de São Mamede. 

 

Curiosa, uma das aves aproxima-se mais do que o previsto e o som do seu bater de asas mete-me em sentido. Com uma envergadura de asas que pode chegar aos  2,70 m,   a sua imponência espanta qualquer observador e prende o olhar em pormenores só perceptíveis a esta distância. A minha máquina não demora a garantir o foco e o meu dedo “dispara” as primeiras imagens. Inicia-se a missão….

Projecto Realces