REALCES

blog

Tempo de os admirar

Quando pensei neste grupo de animais para uma missão, a primeira coisa que me passou pela cabeça foi a reacção que causam na maior parte das pessoas. Não são de facto dos mais amados, sendo no entanto animais fantásticos. Desde a complexidade da metamorfose por que passam, à dualidade da sua existência entre meio terrestre e aquático, aos tons vibrantes e padrões hipnotizantes, são seres que merecem mais e melhor atenção.

Depois de confirmado o objectivo da missão, passei então a elaborar um plano, delineando pontos de observação em vários tanques, charcos e ribeiros por onde passarei à sua procura.

Comecei a primeira prospecção de noite, na esperança de ver alguns nas zonas circundantes a um antigo tanque, do qual a água transborda e corre até um pequeno ribeiro. Depois disso, e com auxílio de um camaroeiro, continuei a investigar também dentro do tanque e à primeira saída de campo efectiva, eis que tenho para fotografar alguns indivíduos de Tritão-de-ventre-laranja.

2.png

É um dos melhores exemplos para mostrar a beleza destes animais... Um corpo recoberto de um padrão de manchas negras sobre o seu dorso mais acastanhado e um vivo cor-de-laranja na zona ventral, que dá origem ao seu nome comum.

O título da missão é vidas a dois tempos... Espero que agora seja o tempo de os admirarmos, deixando para trás o de os desprezarmos.

1.png

Hugo de Sousa

Projecto Realces