REALCES

blog

A caminhada é longa ...

A caminhada é longa, mas o esforço vale a pena, porque irei ao encontro de um cenário fabuloso, com paisagens agrestes e salpicadas de grandes formas de fragas graníticas, onde reina a protagonista da minha primeira missão, a Cabra-montês.

_FC56252.jpg

Sempre que inicio um projeto fotográfico, elaboro um plano sobre o mesmo. O tempo de duração, o comportamento de alguns animais selvagens e as paisagens que irei  explorar e estudar com algum detalhe.

Neste projeto darei maior relevância a uma espécie de ungulado que foi extinto no nosso país e que, neste momento, voltou a "pisar" o território nacional. É no Parque Nacional da Peneda-Gerês que dou início a esta minha aventura para um projeto conjunto com outros amigos fotógrafos de natureza. A minha missão levou-me, mais uma vez, a este território montanhoso em busca de novas imagens.

Estamos no início de novembro, precisamente na época de reprodução da Cabra-montês. Tinha como objetivo observar o comportamento dos machos desta espécie em luta, algo que nunca tinha presenciado nesta região. Foram  dias repletos de boas observações destes magníficos animais, com algum sucesso fotográfico. Depois de uma grande caminhada, e mais de 20kg na mochila, a seguir um grupo de animais, inicio o meu regresso ao vale e ainda me esperava uma grande subida para o local onde iria pernoitar.  Antes de chegar ao local de descanso, tinha outros planos para tentar realizar imagens destes animais nas fragas durante a noite. Na subida, comecei a ver vários indivíduos no topo dos penhascos, ideal para o que pretendia. Foram alguns dias de esforço, mas muito compensatório. 

Esta missão irá continuar devagar, sempre com o objetivo de obter um trabalho criativo e que mostre toda a beleza de um animal ícone do PNPG.

João Cosme

Projecto Realces